Webinars

Redução do teor de Cálcio dos vinhos – finalmente a solução prática, segura e sustentável

Dia 13 de maio de 2020

Etienne Dorignac

Gianni Triulzi
Enartis R&D Manager

Marie-Charlotte Colosio

Daniel Gomes
Enartis Portugal General Manager

SAMECAPQ

A presença de cálcio nos vinhos, sendo natural, pode geral instabilidade e eventuais precipitações em garrafa. 
São vários os fatores (nem todos perfeitamente estudados) que contribuem para o aumento do teor de cálcio nos vinhos, constatando-se que a recente evolução relacionada com práticas vitivinícola e com as condições climatéricas conduzem a concentrações que preocupam os enólogos, pela potencial instabilidade que acarretam.

A Enartis desenvolveu um método rápido para estimar o nível de instabilidade e, através do novo Enocristal Ca, propõe um tratamento que reduz a concentração de cálcio em vinhos que são ricos neste elemento, para níveis de perfeita estabilidade. 
Esta inovadora abordagem, para além de não impactar o perfil organolético dos vinhos, dispensa o recurso a tratamentos por frio, libertando a adega de custos com energia ou da contratação de serviços e equipamentos com métodos de estabilização subtrativos e que alteram o perfil sensorial dos vinhos.

Gianni Triulzi
Gianni Triulzi é licenciado em Ciência e Tecnologia Alimentar pela Universidade de Milão. 
Iniciou a sua carreira na Enartis em 2002, nos laboratórios de investigação da Enartis – Esseco, grupo industrial italiano que desde há praticamente um século vem desenvolvendo inovações tecnológicas para os setores da química inorgânica e enologia.

Desde essa altura, dedica-se à inovação enológica através do desenvolvimento de adjuvantes de elevada performance e inovadores, colaborando com inúmeros produtores de vinho, institutos e universidades de diversos países com tradição vitivinícola. Alguns produtos por ele desenvolvidos foram alvo de proteção por patentes internacionais.

Atualmente, nas funções de Diretor de Investigação e Desenvolvimento da Enartis, lidera uma equipa de investigadores especializados que trabalham com o objetivo de apoiar e melhorar a produção de vinho à escala global, de acordo com especificidades e regulamentação de cada país.

Daniel Gomes, Enartis Portugal General Manager
Licenciado em Eng. das Ciências Agrárias pela Faculdade de Ciências da UP, iniciou o percurso profissional no Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte, tendo-se dedicado a diversos estudos e projetos desenvolvimento rural e investimento agrícola. 
Simultaneamente ao cargo de direção técnica na Lacticoop – Investigação e Desenv. Agrícola, concluiu uma pós-graduação em Marketing pelo IPAM. 
Ingressou no mundo dos vinhos e na enologia em 2005, como Promotor Técnico de Vendas na empresa Angelo Coimbra. Em 2010 entra na Enartis Portugal, exercendo atualmente o cargo de General Manager.