Webinars

Novas soluções para adegas no âmbito de IOT: Análise remota e acompanhamento do transporte de vinho

Dia 14 de maio de 2020

Gianni Trioli

Gianni Trioli
Vinidea
IoF2020 - Internet of Food and Farm

IOF

As tecnologias IoT oferecem novas soluções para os requisitos da indústria enológica. No âmbito IoF do projeto H2020 a Vinidea - em colaboração com ISVEA, WENDA e TDI - desenvolveu diversos serviços para as adegas.

Análise remota do vinho é um serviço que permite determinar frequentemente diversos parâmetros da composição do vinho, com economia de tempo e sem a necessidade de pessoal especializado. As amostras de vinho são lidas através de um espectrómetro FT-IR e os espectros de absorvância são enviados através de um modem para uma nuvem, onde são elaboradas as curvas de calibração geradas e constantemente atualizadas pelo ISVEA. Os resultados analíticos estão disponíveis em tempo real numa plataforma na Internet para o produtor e para toda a equipa técnica.

Acompanhamento do transporte do vinho inclui um conjunto de serviços que permite às adegas monitorizar o transporte do vinho e ativar proteção contra acidentes. Através de dispositivos específicos, agora é possível monitorizar a temperatura, humidade e choques ao longo de todas as viagens nacionais e intercontinentais. 
O acesso em tempo real à geolocalização e ao conjunto de dados gravados permite acompanhar o transporte com total independência. Um teste de laboratório específico permite ao produtor a imagem exata do perfil do vinho à chegada ao destino. A tecnologia Blockchain pode dar valor legal aos dados registados e ser útil em caso de litígio.

Gianni Trioli, Vinidea, IoF2020 - Internet of Food and Farm

Gianni formou-se em 1986 em Ciências Agrárias pela Universidade Católica de Piacenza. Depois de concluir os seus estudos, com um mestrado em enologia e uma experiência de Cientista Convidado na Universidade da Califórnia, Davis, conquistou o cargo de gestor de produtos na Lallemand Inc. Em 1999, Gianni fundou a Vinidea, cuja missão é encontrar informaçãotécnica valiosa e transferi-la para o sector vitivinícola; a Vinidea organizou centenas de visitas de estudo técnicas, congressos, seminários, cursos e seminários on-line, na europa e em outras partes do mundo. Nos últimos anos, Gianni desenvolveu uma experiência única em gestão de projetos de I&D e participou em consórcios de mais de 20 projetos no âmbito do FP7, H2020, Life, EAFRD entre outros.