Webinars

Seleção de leveduras e condições da fermentação para a produção de Sauvignon Blanc

Dia 12 de maio de 2020

Etienne Dorignac

Etienne Dorignac
Technical manager enologist, Fermentis

Marie-Charlotte Colosio

Marie-Charlotte Colosio
Chefe de Projecto de Microbiologia. Institut Français de la Vigne et du Vin

SAMECAPQFermentis

A Sauvignon Blanc é uma das castas aromáticas mais plantadas por todo o mundo. Caracterizada por um forte perfil varietal e fermentativo, os enólogos podem facilmente jogar com diferentes leveduras e parâmetros de fermentação para conseguir encontrar o melhor equilibro entre o seu carácter frutado e mais verde. Este seminário vai apresentar um estudo que vai desde a escolha e selecção de leveduras pelas suas característica genéticas e fenoticas, até à caracterização das melhores estirpes através de microvinificações, provas de qualidade de leveduras secas activas e ensaios de campo.

Etienne Dorignac, Technical manager ologistnologist, Fermentis
Engenheiro Químico e Enólogo, Etienne conta com mais de 10 anos a trabalhar no desenvolvimento tecnológico das leveduras da Fermentis, tendo especial foco nos projectos de investigação aplicada a todas as fermentações de frutos.

Marie-Charlotte Colosio, Chefe de Projecto de Microbiologia. Institut Français de la Vigne et du Vin.
Formada em microbiologia e I&D em agroalimentação, Maria-Charlotte trabalha desde 2012 no Institut Français de la Vigne et du Vin e está responsável por projectos relacionados com leveduras de interesse enológico (caracterização e selecção de leveduras S. cerevisiae e não Saccharomyces).