Webinars

Viticultura de precisão: porquê adiar o presente?

As ferramentas do futuro que já estão disponíveis!

Dia 30 de abril de 2020

Raul Morais dos Santos

Raul Morais dos Santos
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Pólo INESC-TEC/CITAB

Emanuel Soares Peres Correia

Emanuel Soares Peres Correia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Pólo INESC-TEC/CITAB

Joaquim João Sousa

Joaquim João Sousa
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

A viticultura de precisão, parte integrante do conceito global de agricultura de precisão, é um processo de gestão de práticas vitícolas que visa a obtenção de um produto de maior qualidade e rentabilidade, mais sustentável e com menor impacto ambiental. 
A aquisição de dados da parcela em tempo real, e de forma contínua, é essencial para permitir a análise de séries históricas, prever o desenvolvimento da cultura e correlacioná-lo com as informações adquiridas. Por outro lado, será possível a geração de modelos que permitam prevenir doenças, determinar o estado de maturação ou as necessidades de água, com vista a implementar um sistema de rega eficiente e sustentável, diminuindo os impactes ecológico e económico. No fundo para que a estratégia de atuação sobre a vinha seja efetuada de forma contextualizada e com resultados precisos e específicos, conduzindo a intervenções apenas e quando for necessário.
Neste webinar serão abordadas um conjunto de tecnologias-chave que têm vindo a ser, paulatinamente, incluídas nas várias práticas de agricultura de precisão e que permitem perspetivar como será o futuro da viticultura - dita inteligente - considerando, também, vários dos constrangimentos emergentes, como a falta de água e as alterações climáticas que afetam esta fileira. 
Tecnologias maduras, que recorrem à utilização de sensores/fitossensores, para aquisição de dados de proximidade, através de redes inteligentes, associadas à monitorização remota com recurso a drones, imagens hiperespectrais, passando por robôs colaborativos para a execução de muitas das operações culturais, incluindo modelos de previsão de colheita, mapas de produtividade em tempo real, deteção de assinaturas espectrais de doenças e pragas, aplicação de inteligência artificial para uso em processos máquina-máquina, estão disponíveis. Importa, agora, desenvolver soluções capazes de transformar a enorme quantidade de dados, gerados por essas tecnologias, em informação útil para o produtor, correlacionando-a com dados meteorológicos, para suportar as decisões de gestão, numa tendência de ter tudo interligado, através da Web of Things.
Estas (e outras) tecnologias prometem vir para ficar e revolucionar a nossa viticultura, e no contexto atual, a monitorização remota e a utilização inteligente de recursos, faz mais sentido do que nunca. Vamos aproveitar as oportunidades que a tecnologia DISPONÍVEL nos proporciona?

Emanuel Soares Peres Correia é Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal. Leciona em áreas como o desenvolvimento web, eletrónica, telecomunicações e redes de computadores desde 2003. É membro integrado no Laboratório Associado de Tecnologia e Ciência (INESC-TEC) e a sua investigação centra-se em conjugar redes de sensores, unidades de processamento em campo e redes de comunicação para desenvolver sistemas de aquisição de dados que permitam ferramentas de apoio à decisão e na deteção remota para a agricultura e silvicultura de precisão. Os sistemas de realidade aumentada e as novas interfaces de interação homem-máquina são, também, áreas de interesse, nomeadamente quando aplicados à educação, à agricultura e ao turismo. A sua investigação tem sido apresentada em conferências internacionais, como a CENTERIS, EDUCON, CISTI, CSEDU e SPIE e tem trabalho publicado, por exemplo, na revista Remote Sensing (MDPI), no International Journal of Remote Sensing, Journal of Computers and Electronics in Agriculture, Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, Journal of Applied Logic e Procedia Technology. A partir de 2010 esteve envolvido em posições de gestão na UTAD. Foi, também, membro da organização de conferências internacionais, como, por exemplo, a CENTERIS (2011, 2014-), HCIST (2012-), PROJMan (2014-) e UAS4ENVIRO (2017), bem como das edições de 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018 do evento SPAM (Sound, Pictures and Multimedia), na UTAD. Foi, entre 2016 e 2019, Editor-in-Chief do International Journal of Web Portals (IJWP), indexado no índice SCOPUS e é, desde fevereiro de 2019, Editor na revista Remote Sensing (MDPI). Está, atualmente, envolvido em vários projetos de investigação, sobretudo relacionados com a aplicação de UAV e de Inteligência Artificial nos sistemas agro-florestais.

Raul Morais dos Santos é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD. Licenciado em Engenharia Electrotécnica, Mestre em Electrónica Industrial, Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (microeletrónica). Agregado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores onde a sua aula de Seminário, apresentou o tema “O papel da engenharia e das tecnologias da informação na agricultura de precisão”. As suas principais áreas de interesse incluem: sensores e interfaces sensoriais em microeletrónica, técnicas de recolha de energia para alimentação de dispositivos eletrónicos, redes de sensores sem fios em contextos de agricultura/viticultura de precisão, dispositivos embebidos para aquisição de dados em contexto agroflorestal, monitorização remota com UAVs, plataformas de integração de dados, Internet of Things, Big Data e analítica. Tem, também, interesses no campo dos dispositivos biomédicos implantáveis, em particular nos sistemas de biotelemetria e nos microgeradores vibracionais para produção de energia no interior de dispositivos implantáveis. É, atualmente, membro integrado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC) e colaborador no Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB).

Joaquim João Sousa, Professor Auxiliar com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e doutorado em Ciências da Engenharia Geográfica, pela Universidade do Porto e pela Universidade de Delft (Holanda), tendo apresentado a tese “Potential of integrating PSInSAR Methodologies in the Detection of Surface Deformation”. Atualmente, é Investigador (membro integrado) do Centre for Robotics in Industry and Intelligent Systems (CRISS), do INESC TEC/Polo UTAD, e investigador (colaborador) do CITAB (Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences). Nos últimos anos tem-se dedicado, sobretudo, à utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV) para aplicações agroflorestais. Utiliza imagens aéreas de elevada resolução, obtidas por diferentes sensores (RGB, NIR, Multiespectrais, Hiperespectrais e Térmicos) para, usando técnicas de processamento de imagem e desenvolvimento de algoritmos, extrair informações e parâmetros relevantes, sobretudo, na vinha, soutos e olivais. Estas técnicas são, no entanto, extensíveis à deteção e monitorização de grande parte das espécies arbóreas, que integram as nossas florestas, e de vegetação rasteira.