A A.C.A.L., S.A. foi fundada em 1995 e desenvolve a sua atividade na comercialização e assistência pós-venda de cinco marcas italianas que operam no setor do tratamento, análise e embalamento de vinhos a nível mundial, nomeadamente a APE packaging & palletizing, CADALPE macchine enologiche, FRANCESCA pompe enologiche, GAI macchine imbottigliatrici e MASELLI MISURE process analyzers.
A experiência acumulada e disseminada entre os seus colaboradores confere-lhe cada vez mais a especialização nos serviços que presta de uma forma prática, rápida e eficaz.
A circulação permanente por todo o país de três viaturas de apoio técnico na assistência e manutenção dos seus equipamentos, permite-lhe consolidar a imagem de prestígio das suas representadas exclusivas bem como conquistar a confiança dos seus clientes, os quais encaram a ACAL como um verdadeiro parceiro na actividade que desenvolvem.
ACAL, o parceiro sem igual, o amigo a seguir no facebook em facebook.com/acal.pt
Um pouco de história:
A marca ACAL vem dos anos 30!
No seguimento dos valores e compromissos de inovação em Portugal dos seus fundadores, esta empresa iniciou a sua atividade em 1933 com a denominação Agência Comercial de Anilinas, Lda., operando no setor têxtil. Poucos anos volvidos, estende a sua atividade à área agrícola, tornando-se pioneira em Portugal no fabrico e comercialização de inseticidas e pesticidas. Importadora das mais inovadoras metodologias de trabalho, foi alargando a sua área ao setor das sementes, produzindo milhos híbridos em diversas variedades.
Cientes da importância do setor vitivinícola em Portugal consolida uma secção agrícola sob responsabilidade e orientação de um antigo colaborador do IVP. Decorrente desta atividade, inicia o fabrico de produtos enológicos e, simultaneamente, a importação e comercialização de tratores vinhateiros, motocultivadores e de equipamentos de filtração por terras. Consequência das alterações conjunturais define como core business da sua actividade o setor vinícola. Assim, inicia a representação em exclusividade para Portugal de conceituadas marcas italianas, entre as quais a Maselli Misure, através da qual se torna pioneira na área da refratometria e recolha de amostras na receção de uvas na vindima, Cadalpe nas áreas da filtração e destilação, e na área do engarrafamento aposta numa marca de renome internacional, a qual, mais tarde, tornar-se-ia a mais emblemática de todas, a Gai.
Na década de 70 desenvolve diversos trabalhos e investigações, procurando alicerçar a sua atividade em argumentos de sustentabilidade tecnológica. Desta forma, a ACAL contribuiu distintivamente para a Enologia Portuguesa, desenvolvendo diversos trabalhos de apoio à vinificação, nomeadamente nas áreas da centrifugação, clarificação, filtração, conservação sob atmosfera de gases inertes e refrigeração, tendo introduzido em Portugal o "Método de Contacto", o qual permite a utilização de frio para precipitação de bitartaratos de potássio a pequenos armazenistas e produtores/engarrafadores, tecnologia que até ao momento era acessível apenas a grandes empresas. Esta postura torna-a numa referência incontornável no setor onde atua.
Em 1995, o relevante contributo do setor vinícola no volume de negócios da empresa, leva os seus responsáveis a dissociarem as atividades, dando origem a uma sociedade anónima ACAL - Aparelhos e Componentes para Acondicionamento de Líquidos, S.A., jamais se demarcando até hoje da linha de conduta imposta pelo seu fundador.