PROGRAMA das PROVAS  

23 maio. quarta feira

13:10-14:00 - Sala A1

Prova1 CRV Trás-os-montes

Mediante convite

Prova de Harmonização Vinhos de 
Trás-os-Montes e Folar de Valpaços

Na alternância de proeminentes montanhas e pronunciados vales, numa área geográfica que se estende de Montalegre ao Planalto Mirandês, desenha-se há vários séculos a Região Vitivinícola de Trás-os-Montes.

A diversidade de Terroir´s evidenciada na qualidade e diferenciação dos vinhos aí produzidos, faz desta uma região a descobrir.

De características muito dispares as três Sub-regiões da DO Trás-os-Montes (Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês), permitem produzir vinhos cheios de carácter e autenticidade.

Permita-se fazer esta descoberta e provar vinhos das 3 Sub-Regiões e os seus diferentes Terroir´s.

Os produtos de excelência da região de Trás-os-Montes, não se resumem apenas aos vinhos, os enchidos, o azeite, as carnes são outros produtos de excelência da região e que estão na
base da produção do primeiro Folar certificado do País, o Folar de Valpaços.

Como gastronomia e vinhos evoluem em conjunto, terminamos com a harmonização de
vinhos de Trás-os-Montes com o Folar certificado de Valpaços.

23 maio. quarta feira

17:30-18:30 - Sala A1

Prova2 A.Freitas Vilar

Mediante convite


24 maio. quinta feira

12:45-13:00 - Foyer

Prova3 Enotex

Livre


24 maio. quinta feira

13:15-14:00 - Sala A1

Prova4 Vinideas

Inscrições em infowineforum 

Deserdadas com futuro
Portugal guarda um dos maiores patrimónios genéticos mundiais da Vitis vinifera. Com quase 300 castas autóctones, é de longe o país com maior diversidade face ao território.

O Douro, sendo uma das nossas regiões vinícolas mais
tradicionais, apresenta uma riqueza incomparável a este nível, com o seu expoente máximo nas vinhas velhas tradicionais, que misturam 30, 40 ou mais castas! Agora, em 2018, e depois de nos anos 80, num processo de seleção muito importante, mas também simplificador, ter baseado as suas novas vinhas e vinhos em 10 castas principais, há uma tendência crescente em valorizar essa riqueza, essa singularidade! Novas vinhas e novos vinhos começam a aparecer vindos de castas que estavam escondidas. A VINIDEAs não podia passar ao lado desta revolução e apresenta a prova: 

“Deserdadas com futuro” – Prova de vinhos varietais das castas: Donzelinho, Boal, Samarrinho, Bastardo, Tinta Francisca, Tinto Cão, Rufete, Touriga Femea, Cornifesto, Tinta Bastardinha.

Com o alto patrocínio

OIV

Coorganização

Apoio institucional

Media partners

Com o alto patrocínio